sábado, 21 de novembro de 2009

Educação Fisica no Brasil


Brasil nossa Terra amada e Idolatrada como muitas coisas e fatos para conhecer e explorar, então vai começar agora, vamos entrar nesse país que tem tentando buscar sua especificidade quando nos referimos a Educação Física.

Foi só em 1851 que deu inicio oficial da Educação Física escolar no Brasil.
Tornou-se obrigatório no Ensino-Primário Ginástica e no Ensino Secundário a Dança.
Em 1882 o Projeto de N. 224 'Reforma de Ensino Primário e varias instituições complementares da Instituição Pública.
A Educação Física foi passando por varias mudanças, ela tinha que ser consolidada.
Varias reformas em 1920 conseguiu incluir a Educação Física nos currículos escolares sob a denominação de Ginástica. Ela entrou na escola e na constituição para o ensino moral e física.

Regulamentação da Profissão!
1946- Fundada a Federação Brasileira Profº Educação Física.
1950-1979 Poucos e Infrutíferos movimentos.
1984- Apresentado o 1º projeto de Lei visando a regulamentação da profissão.
1998- 1º de Setembro foi assinada a Lei 9696 regulamentando a profissão *Controvérsia e discussões**.
Anos de 1930 à 1945
1º - Inclusão da obrigatoriedade na constituição 37.
2º - Criação da Divisão da Educação Física no ambiente e ministério Educação e Saúde.
3º - A Educação passa a ser tratada no âmbito da política nacional.

***Panoramas e Influências***
Revolução Industrial e Burguesia
1946 à 1968
Começou o discurso da Educação Física como Bio-Psico-Socal.
As aulas basicamente seguiam esse roteiro:
** Despotiva Generalizada**
Aquecimentos, Flexibilidade , desenvolvimento muscular, agilidade , transpor obstacúlos, saltar em profundidade e Exercícios esportivos- Iniciação.

Anos 70
Essa época foi marcada pela ditadura militar e claro a Educação Física sofre junto com ela, a Educação Física passou a ser usada não para fins educativos , mas de propagandas do governo sendo todos os ramos e níveis do ensino voltada para o esporte de alto-rendimento.
Havia um modelo Piramidal que seguia assim:
"Alto Rendimento
Atividade Física de Laser
“Educação Física escolar”
Anos 80
Começa o processo de questionamento de ver a Educação Física Escolar.
Vários autores passa a começar discutir o assunto, sobre qual o verdadeiro papel da Educação Física escolar. E passou a ser produzidos matérias com estudos tanto teóricos tanto nos aspectos qualitativos e quantitativos.
Anos 90
O esporte passa a ser visto como meio de promoção a saúde, e assim foi se tendo novas visões e discussões sobre este tema.
**********
A E.F começa a ter sua crise de identidade em torno dos anos 80, era preciso consolidar, construir, e em busca dessa identidade ela passa por um processo, vamos demonstrar.

1º E.F em busca da sua identidade ----> 2 -Contra o Desporto de rendimento tecnicista ----> 3 Crença de que a aprendizagem deva ser fragmentada ---> 4 Respeitar as características individuais ----> Evitar selecionar alunos por rendimento ---> 6 Alunos porem escolher desafios a medida que se sentirem prontos Ex. cordas ---> 7 ambiente de aula mais livre processo de ensino não direto ---> 8 Jogos com sentido não apenas jogar por jogar. Isso é um circulo continuo.

A Educação Física até os dias de hoje tem buscado sua identidade, há muito o que se estudar na área, é preciso mudar a visão das pessoas como um todo. Mudar as aulas, não selecionas os mais habilidosos, ser uma matéria tão quão importante como as outras.
Vamos tentar garantir um respeito melhor para os professores, que não são reconhecidos e lutar sempre, tentar mudar e abrir os olhos para a educação física que visa estudar o movimento humano , ajudando a se integrar na sociedade.
E sabendo lidar com seu instrumento de vida chamado CORPO!

" A Educação Física, filha natural do militarismo e filha da medicina- higienista, não consegue livrar-se dessa paternidade. Hoje passada as ditaduras e diminuídas as influências militares quem cuidara da Educação Física?
Talvez daqui pra frente só sobreviverá se for necessária . (Freire

Quem cuidará? Eu estou Disposta e você?

E por aqui terminamos nossa Expedição fantástica a história da Educ. Física. Espero que tenham gostado , aprendido e que juntos possamos mudar essa visão errada que esta ofuscando nossa visão para enxergar o verdadeiro Valor da Educação Física.
Vamos Encontrar nossa ESPECIFICIDADE =]. Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário