domingo, 1 de novembro de 2009

**Jogos Olimpicos** Parte I


Olha onde vamos fazer nossa penúltima parada, que fascinante os Jogos Olímpicos, teremos muitas coisas, fatos, recordes, muitas coisas vamos começar?
Tudo começou no Sitio de Olímpia, onde a chama Olímpica foi acessa pela 1º vez de percorre até o lugar onde seria realizado os jogos.
Os primeiros Jogos Olímpicos eram realizados de quatro em quatro anos há mais de 2.700 anos na Grécia Antiga. As provas antigamente duravam 1 dia uma única prova e os competidores chegavam uma mês antes do inicio oficial.
As principais modalidades da época eram: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
A competição era uma celebração de tributo aos deuses.
Os Jogos pararam na Idade média e voltaram na Idade Moderna.

Mais exato em 1896 pelo Pierre de Coubertin ele recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras Olimpíadas, que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então (como a tradição grega), tendo sido interrompidos apenas durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

As mulheres não eram aceitas nos jogos olímpicos, apenas os homens.
Os equipamentos, as técnicas, os treinamentos tudo era diferente. A política entrou e mudo a intenção a qual os jogos foram criados!!
A crença olímpica - 'A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante da vida não é a vitória, mas a luta. O essencial não é conquistar e sim lutar bem', adotada pelo Barão de Coubertain.
Crescimento: A primeira transmissão ao vivo aconteceu em 1936, nos Jogos de Berlim. Desde então, a popularidade e as dimensões do evento tiveram um forte crescimento. Tanto o número de esportes que compõem os Jogos quanto o número de países participantes tiveram um aumento constante. Nos anos 90, as Olimpíadas ganharam forte impulso com a sua comercialização.
. Mais os jogos eram um tanto diferentes do que vemos e assistimos hoje. Os uniformes eram todos iguais, sempre na maioria brancos e poucas pessoas assistiam a esse jogos.
A televisão , a mídia , as propagandas mudaram os jogos, o comércio, a disputa por mais audiência.


Vamos Prosseguir? =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário