domingo, 1 de novembro de 2009

**Jogos Olimpicos** Parte II


Curiosidades:
Os cinco anéis - Nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados sobre um fundo branco, os anéis olímpicos foram idealizados em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin e introduzidos nos Jogos de Antuérpia em 1920. Os anéis representam a união do Curiosidades dos Jogos Olímpicos os cinco continentes e pelo menos uma de suas seis cores, incluída a branca, existe na bandeira de cada um dos países filiados ao COI.

O Dia Olímpico: comemorado em 23 de junho. Nesta data, no ano de 1894, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional, na Universidade de Sorbonne, em Paris. A data também marca o renascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Mulheres nas Olimpíadas: Apesar de já terem participado em alguns eventos anteriormente, só a partir de 1912, nas Olimpíadas de Estocolmo, com a natação, as mulheres passaram a ser oficialmente admitidas nos Jogos.


Curiosidades de Paris 1900• Primeiros Jogos Olímpicos com participação de atletas do sexo feminino.

Curiosidades de Melbourne 1956• Nos Jogos Olímpicos de 1956, 1960 e 1964, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental competiram juntas na Equipe Alemã Unida

Curiosidades da Cidade do México 1968• Pela primeira vez atletas da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental competiram em equipes separadas.
• Norma Enriqueta Basilio se tornou a primeira mulher a acender a Tocha Olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão.

Curiosidades de Munique 1972• Pela primeira vez mais de mil atletas do sexo feminino participaram dos Jogos Olímpicos
• Pela primeira vez os Jogos Olímpicos foram transmitidos ao vivo para o Brasil.

Coroas em vez de medalhas: Sob orientação do seu oráculo, acessor transcendental do rei, foi plantada uma oliveira (árvore da paz) de onde eram colhidos os ramos para a confecção das coroas olímpicas destinadas aos vencedores das provas.
Apesar da premiação não ter nenhum valor financeiro, os atletas viravam celebridades.

Primeiro ouro brasileiro: A primeira medalha de ouro do Brasil foi ganha em 1920, nos Jogos da Antuérpia, pelo tenente do Exército Guilerme Paraense. Paraense era parte de uma equipe de sete atiradores que partiram para a Bélgica por conta própria.

Tocha: Desde os primeiros jogos da Antiguidade, a Chama Olímpica era acesa e carregada por atletas. A pira sagrada queimava no altar de Zeus durante todo o período das competições


Drogas: O uso de drogas para melhorar a performance dos atletas olímpicos não é novidade. Em 1904, vencedor da maratona, o americano Thomas Hicks tomou diversas doses de estricnina e conhaque durante os 42 quilômetros da corrida. Em 1920, às vésperas da prova de 100 metros, os atletas americanos receberam uma mistura de xerez com gemas de ovos. Em 1960, o ciclista dinamarquês Hnut Jensem morreu após ingerir quantidade excessiva de anafetaminas. Só em 1967, a Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional listou as drogas proibidas.

Obs.: O País tem melhorado no quadro das medalhas, mas ainda está muito distante, isso comprova o quanto é necessário ser investido no esporte e na Educação Física Escolar.
As Olimpíadas de 2016 a Copa em 2014 vão ser realizadas em nosso solo quem sabe nossos governantes podem desperta e darem mais créditos ao Esporte, não só as de Alto Rendimentos, mais trazer maior qualidade de vida para o povo brasileiro!
Vamos Brasil, Siga a Vante, rumo ao Progresso!!

Gostaram??...Ainda nãp cpnseguimos ver todas as coisas dos Jogos Olimpicos, mas teremos que mudar de tema e prosseguir para a reta final da nossa linah do tempo. Vamos entrar na História da Educação Física no Brasil, que tal? Espero que não estejam cansados =;]

Nenhum comentário:

Postar um comentário