domingo, 1 de novembro de 2009

**Periodo Ocidental** Grécia


Grécia**
A Grécia é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental,dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental. Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses.
Nessa época o corpo passa a ser cultivado e a inteligência do homem e esse homem passa a se organiza.
As mulheres não eram valorizadas e as praticas corporais era apenas para os homens.
O cultivo do corpo era muito explorado pois um corpo bem definido, musculoso significa inteligência e riqueza , seres elevados.
Eles usavam óleos para definirem mais seu corpo, suas formas físicas, essa extrema valorização da para se ver nas esculturas daquela época, as esculturas mudam e o corpo começa a ser explorado.
Os jogos Olímpicos surgiram nessa fase, eles jogavam não para a competição em si como é nos dias de hoje.O significado era participar, eles jogavam com os corpos nus, e também não tinha o mesmo sentido de hoje, o principal propósito era mostrar sua força, seu corpo bem definido, era participar.
Para eles corpo e sabedoria eram elementos que formavam o homem.
Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.
Havia muitos deuses, e os jogos eram em homenagem a Eles.
Os atletas , ginastas, pentatlos são uma herança grega.
As danças tinha o caráter de socialização sem se preocupar muito com a saúde.

Aqui deixamos a Grécia e agora vamos passar pela Roma , onde muitas coisas terão visões diferentes, é um longo passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário